40 anos de um Escoteiro na Lua

(por Stephanie Watson - traduzido por HowStuffWorks Brasil)
.
Em 20 de julho de 1969, aparelhos de televisão em todo o mundo transmitiram a mesma imagem indistinta: Neil Armstrong descendo a escada do Módulo de Pouso Lunar Eagle e tocando a superfície da Lua com sua bota. A frase dele, "um pequeno passo para um homem, um salto imenso para a humanidade", tornou-se uma das mais conhecidas na história. O famoso pouso foi um final triunfante para a corrida espacial.
.

Edwin "Buzz" Aldrin, Jr., astronauta da Apollo 11 e piloto do módulo lunar na primeira missão de pouso na Lua, em pé na superfície do satélite
.

Vale lembrar que além de ter sido Escoteiro, Neil Armstrong levou para a lua um microfilme de um cinto escoteiro brasileiro. Como o peso era todo calculado e um cinto de couro com fivelas em metal possui um peso, que apesar de pequeno, não deixaria de somar, então a solução foi levar uma foto do cinto no microfilme que fora deixado em solo lunar junto ao bastão (mastro) da bandeira dos Estados Unidos. O cinto fora entregue por um Escoteiro brasileiro, com o pedido que o levasse para a lua, numa visita de Neil Armstrong ao Brasil, para divulgação da viagem à lua.

Mas aquele momento histórico na superfície do satélite foi resultado de muitos anos de esforços dos programas espaciais norte-americano e soviético. Os astronautas que primeiro desceram à superfície da Lua tiveram de viajar 383 mil quilômetros para chegar ao seu destino, sobreviver ao severo ambiente lunar e voltar à Terra incólumes. Não foi uma tarefa fácil.
.
Até hoje, apenas 12 pessoas - todas homens e todas integrantes do programa espacial dos Estados Unidos - caminharam na Lua. No entanto, a exclusividade desse grupo de elite pode em breve mudar. A Nasa, programas espaciais de outros países e diversos empresários privados planejam novas missões, que podem enviar seres humanos de volta ao satélite em poucos anos.
.

Sempre Alerta!!

Comentários

Postagens mais visitadas