Motores Aeronáuticos, conhecimentos básicos

(por Rafael Sayão)

Antes de começarmos a entender a classificação dos motores quanto ao sistema de propulsão é preciso entendermos um pouco da conceituação dos motores. Todos os motores que transformam energia calorífica em energia mecânica são chamados de motores térmicos, ou seja, os motores aeronáuticos são motores térmicos.


Existem dois tipos de motores, os de combustão interna e os de combustão externa. Os motores de combustão externa são muito pesados e por isso não servem para serem usados na aviação. Já o motor de combustão interna é leve e desenvolve alta potência, perfeito para a aviação.


O motor aeronáutico deve ter uma qualidade superior aos demais motores que vemos no nosso dia-a-dia. Devido à operação a que é submetido, o motor aeronáutico deve ter durabilidade, eficiência térmica, leveza, economia, ausência de vibrações e fácil manutenção.

Após entendermos a classificação dos motores em relação a seu sistema de combusta (queima de combustível) vamos observar a classificação dos motores em relação a sua propulsão. Os aviões podem ser classificados como: aviões a reação e aviões à hélice.

No caso dos aviões a reação, temos dois tipos de motores: o motor Turbojato e o motor Turbofan. No turbojato, o ar admitido é impulsionado num fluo de alta velocidade, utilizando a energia expansiva dos gases aquecidos pela combustão. Em baixas velocidades ou baixas altitudes, torna-se antieconômico e ineficiente, sendo por isso um motor mais indicado para aviões supersônicos. O outro tipo de motor encontrado é o turbofan, na verdade, o turbofan é um turbojato acrescido de um “ventilador”(fan). Este “ventilador” funciona como uma hélice de características especiais, criando um fluxo de ar frio que se mistura com os gases quentes do jato principal. Este motor possui uma elevada tração, um ruído baixíssimo e é muito econômico. Atualmente, a maioria dos aviões de grande velocidade utilizam este tipo de motor.

No caso dos aviões à hélice, encontramos dois tipos de motores: o motor a pistão e o motor turboélice. O Motor a pistão é muito parecido com o motor dos carros que vemos diariamente, mas é projetado e construído dentro das exigências aeronáuticas de leveza, eficiência, etc. É um motor bem econômico em baixas velocidades e altitude, porem, sua maior vantagem é o baixo custo, e por isso é o preferido em aviões de pequeno porte. Já o motor turboélice, é também um turbojato modificado. Neste caso, quase toda a energia do jato é usada para girar uma turbina (igual a um cata-vento), a qual aciona uma hélice através de uma caixa de engrenagens de redução. É o motor ideal para que voa em velocidades intermediárias e podemos dizer que é um meio termo entre a simplicidade de um motor a pistão e a complexidade de um motor turbofan.

O importante nos motores usados na aviação é que eles estejam sempre enquadrados nas exigências rigorosas de qualidade e eficiência aeronáuticas. Para cada missão, para cada velocidade e para cada faixa de altitude um motor é mais indicado. Por isso, é muito importante conhecermos o funcionamento e eficiência de cada um em cada situação.

Sempre Alerta!!



Material publicado também no site www.rotaaerea.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas