153 anos de B-P e 131 de Lady B-P

(fonte: Escoteiros do Rio Grande do Sul
Publicado por Carlos Edmundo Herrera Otoya in : http://www.historiadelosscouts.com
Tradução livre de Moacir Starosta em fevereiro de 2009 - Patrulha Jaguatirica – União dos Escoteiros do Brasil. )



Hoje, 22 de fevereiro são realizadas atividades em lembrança ao nascimento de Baden-Powell, mas os que muitos desconhecem é a mesma data de nascimento de sua esposa Olave.

Olave St. Clair Baden-Powell, Baronesa Baden-Powell, esposa de nosso fundador, nasceu em Chesterfield, Inglaterra em 22 de fevereiro de 1889, sendo a sucessora de Agnes Baden-Powell, irmã de B-P, como Chefe Mundial das Bandeirantes.

Seu pai era Harold Soames, dono de uma cervejaria e artista, o qual viajava constantemente, o que fez com que sua educação fosse realizada por sua mãe, Katharine, de forma caseira. Olave chegou a ser ótima desportista em esportes ao ar livre, como, tênis, natação, futebol entre outros esportes, além de tocar violino com certa habilidade.

Em janeiro de 1912, Olave conheceu o herói de guerra Baden-Powell em um transatlântico a caminho de Nova York, ela tinha 23 anos e ele 55 anos, e o mais curioso era que faziam aniversário na mesma data, noivaram em setembro do mesmo ano e casaram, em segredo, em 30 de outubro de 1912.

Deste matrimônio tiveram três filhos, um homem e duas mulheres. Olave foi aclamada Chefe Mundial das Bandeirantes em 1930. No mesmo ano foi concedida a honra inglesa de Gran Dama do Reino Inglês do Império de George V. Em 1932 foi concedido a ela o título de Grande Dama da Cruz da Ordem, mais alta condecoração do Império Inglês (GBE) pela Rainha Elisabeth II.

Em outubro de 1939 Olave se mudou para o Quênia com seu marido, que faleceu em 1941, em 1942, enfrentou possíveis ataques de submarinos em alto mar para voltar a seu apartamento “Grace and Favour” no Palácio do Tribunal de Hampton, o qual viveu de 1943 até 1976, desde que, o exército canadense havia tomado Pax Hill em função da guerra.

Devido a Segunda Grande Guerra, viajou por todo Reino Unido, ela estava em viagem quando um míssil V2 danificou seu apartamento, em Londres. Foi a França, assim que aconteceu o Dia D - armistício, viajou pela Europa quando a guerra terminou para ajudar a reviver as bandeirantes e os escoteiros. Sofreu um infarte em 1961 e, desde esta data, foi proibida de viajar.

Aos 80 anos em 1970 foi diagnosticada com diabetes, Olave morreu em 19 de junho de 1977 em um local conhecido como Casa de Birtley, Bramley, Inglaterra.

Suas cinzas foram levadas ao Quênia para serem depositadas ao lado de seu marido.

Dia 22 de fevereiro foi marcado como dia de B-P, ou dia do Pensamento, quando deveremos por algum momento reverenciar nossos fundadores.

Segue abaixo o texto da última carta de Baden-Powell a Olave, conheceremos um pouco da intimidade de nosso fundador, em uma das partes se vê o carinho e o respeito que ele teria por ela.

"Querida Dindo: Não sei se minha debilidade crescente e inexplicável das últimas semanas significa o princípio do fim para mim, mas se é assim, não me importo pessoalmente, é algo natural.

É chegado o momento de deixar esta vida. Tem sido uma vida extraordinariamente feliz, mas especialmente, nestes últimos vinte e sete anos, que terias tornado gloriosos e felizes para mim. Não creio que tenha desperdiçado muito de meu tempo enquanto vivi. É bom pensar que, além de meu militarismo perfeccionista, nossos esforços pelos rapazes e moças e pelas crianças tem obtido êxito além do esperado. È bom sentir que nossos filhos estão todos casados, felizes e estabelecidos na vida. O mundo tem sido muito bom para mim e de algum modo, lamento deixá-lo com tudo que tem de interessante, mas é chegado o momento o qual não posso ser mais útil do que um mero observador, assim, é certo que parta. Mas, o que é mais importante para mim do que tudo no mundo é seres meu amor. O fato de ter de deixar-te é a dor que mais me aflige, não somente por mim, mas especialmente, pelo terrível abatimento que causará em tua própria vida. Algo que me tranqüiliza é que és razoável e, verás na justa proporção, como uma coisa natural que tem de acontecer e enfrentarás a prova com valentia durante um curto espaço de tempo, até que o tempo cure a ferida.

Agrada-me pensar que tens a melhor maneira para confortarte ante esta situação, trabalhando bastante para as bandeirantes. Também tens o grande amor de teus filhos, que irá te ajudar. Tua aflição será a recordação que terás ao morrer, espero que não te deixes levar demasiadamente pela tristeza, assim morrei tranquilo.

Minha D...

Teu Bin.
"

*Dindo, era assim que B-P chamava sua esposa na intimidade.

** Bin, era assim que Olave chamava B-P na intimidade,

Sempre Alerta!!

Comentários

Postagens mais visitadas