87 ANOS da UEB - Mensagem do Diretor Presidente

Já há alguns anos, comecei a me interessar pelo Leste Asiático e, consequentemente, por histórias, contos e parábolas da China, do Japão e da Coreia, pois trazem valiosas lições de vida, que procuro transmitir a meus filhos.

Neste mês (no dia 4.11), em que a UEB comemora 87 anos de existência, gostaria de compartilhar com vocês uma história chinesa que conheci recentemente:

Havia um senhor que tinha treze filhos; do mais velho ao mais novo, parecia uma escada. Sabendo que não teria muito mais tempo de vida junto aos filhos, o velho pai quis ensinar-lhes uma valiosa lição. Para isto, num agradável dia do outono, pediu-lhes que fossem ao bosque mais próximo de casa e que cada um recolhesse dois galhos do mesmo tamanho. O caçula trouxe dois galhinhos bem finos, o antecaçula veio com dois galhos um pouco mais grossos, e assim por diante, com o primogênito trazendo dois troncos debaixo do braço.

Vendo isso, o senhor disse orgulhosamente:

- Parabéns! Fico feliz em ver que criei treze filhos fieis e obedientes. Agora, quero que cada um de vocês me entregue um galho e guarde o outro para si.

E assim foi. Cada filho aproximou-se do pai, reverenciou-o e entregou-lhe um de seus galhos. E o velho pai pegou-os, juntou-os, e amarrou-os firmemente com uma tira de couro.

- Muito bem – disse o pai. – Quero ver se cada um de vocês tem força suficiente para quebrar o galho que guardou para si.

Ávidos para impressionar o pai, cada filho pegou seu respectivo galho e quebrou-o, até com certa facilidade, até mesmo o mais velho, que pegou seu grosso tronco e, com um preciso e rápido golpe de kung fu, partiu-o ao meio. O pai, vendo isso, exclamou:

- Que alegria! Vejo que criei treze homens fortes e sadios, capazes de enfrentar os desafios da vida!

Em seguida, ele emendou:

- Agora, quero ver qual de vocês tem força para quebrar o conjunto de galhos que amarrei nesse fardo!

O menor aproximou-se do maço de galho e tentou dar um golpe de caratê, mas quebrou a própria mão. O segundo tentou com o pé, mas nada aconteceu. E assim, sucessivamente, cada jovem tentou quebrar o fardo, porém, sem resultados aparentes. Após várias tentativas infrutíferas, o velho ordenou:

- Venham todos junto e tentem quebrar esse grupo de galhos.

Os irmãos agruparam-se e tentaram realizar a tarefa de várias maneiras, mas sem sucesso ...

Vendo a frustração, a exaustão e a irritação dos filhos, o pai pediu-lhes, então, que parassem e sentassem à sua volta.

Do alto da sua vasta experiência e profunda sabedoria, o velho pai proclamou:

- Meus filhos, eu já estou bem idoso e não terei muito mais tempo de convivência com vocês nesta passagem terrena. Antes de partir, porém, quero deixar-lhes uma valiosa lição: se vocês tentarem enfrentar o mundo sozinhos, serão facilmente quebrados como um galho solitário, mas se o fizerem junto, nada os derrotará.

Quando assumi a Presidência da UEB pela primeira vez, em 2001, recebi do nosso querido ex-Escoteiro-Chefe, Rubem Süffert, um punhado de varetas, fixado nas duas pontas por dois prendedores, que chamo de "troféu", com os seguintes dizeres: "Somos diferentes; juntos e nos respeitando, seremos mais FORTES!".

Se eu tirar um dos prendedores das pontas, posso tirar uma vareta e quebrá-la com facilidade. Mas reunidas, do jeito que estão, não consigo quebrá-las, tal como os irmãos da historinha chinesa não conseguiram quebrar o conjunto de galhos amarrados no fardo.

Tenho esse "troféu" no meu quarto num local visível, olho para ele todo dia e leio essa mensagem diariamente; o "troféu" me ajuda a lembrar da minha missão e do legado dos grandes Dirigentes que passaram pela UEB e souberam respeitar as diferenças dos seus associados para preservar a UNIÃO.

Parabéns a todos!! Há um pouco de cada um de nós nesses 87 anos de vida, não custando lembrar que: "Somos diferentes; juntos e nos respeitando, seremos mais FORTES!".

Forte abraço,

Rubem Tadeu C. Perlingeiro
Diretor-Presidente da UEB

Comentários

Postagens mais visitadas